O Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (Hemo 2014) será realizado em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 6 e 9 de novembro sob a organização da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). Uma das novidades desse ano é a palestra de Carl June, médico pesquisador e professor de imunoterapia daUniversity of Pennsylvania, que fomentou a cura de leucemia em uma menina a partir do vírus HIV. No dia 8 de novembro, naatividade Imunoterapia em transplante com o foco CAR T uma nova ferramenta na terapia do câncer, June compartilhará a experiência e informará dados relevantes da área.

O pesquisador utilizou na terapia para tratar uma menina, na época com seis anos, uma forma desativada do vírus HIV, que reprogramou o sistema imunológico da paciente, o que matou as células cancerígenas. O tratamento é um procedimento que pode substituir o transplante de medula óssea. A leucemia linfoblástica aguda (LLA) foi tratada a partir da retirada das células T que auxiliam a produção de anticorpos no organismo. Com isso, o HIV foi injetado na criança, que depois recebeu novamente essas mesmas células.

O evento considerado o maior congresso de hematologia da América Latina, reúne anualmente em torno de quatro mil médicos e profissionais que atuam na área. Entre os palestrantes, estão convidados nacionais e internacionais. As inscrições para o evento devem ser feitas no local.

A programação será norteada pela abordagem de aspectos referentes à educação e evolução científica da hematologia, hemoterapia e terapia celular e gênica no Brasil. Para o presidente do Hemo 2014, Fernando Costa, a cada ano o encontro se consolida no cenário nacional como referência no intercâmbio de conhecimento entre especialistas, tanto com os convidados internacionais, mas principalmente brasileiros “que possuem vivência clínica e em pesquisa comparáveis ao que acontece em grande parte do mundo”. Hoje, o Congresso ocupa o quarto lugar da especialidade no ranking mundial.