Um artigo publicado em outubro no periódico Advances in Physiology Education abordou a importância do uso de jogos educativos como método de otimizar o aprendizado de profissionais de medicina que tenham interessem em aprimorar os conhecimentos na área transfusional. Como parte do doutorado do programa de Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, a Dra. Marcella Martins de Vasconcelos coordenou a criação do “Quiz Hemoterapia”.
Validado por especialistas da área, o jogo possui dez perguntas sobre temas como reações transfusionais, transfusão maciça, reversão de efeito de anticoagulante e indicação de hemocomponentes. A justificativa é de que há uma demanda crescente para modificação e aprimoramento das estratégias de ensino durante o treinamento médico, especialmente as gerações acostumadas com o universo digital.
Os assunto foram escolhidos com base no desempenho de médicos residentes sobre hemoterapia. Os temas com menor porcentagem de acerto considerados essenciais foram incluídos no jogo que, além do conteúdo, também teve testes de navegação, usabilidade e possibilidade da ferramenta contribuir para a educação dos participantes.
Participaram do projeto 32 médicos residentes e cinco hemoterapeutas com mais de 15 anos de experiência. Apesar de reconhecerem a importância da medicina transfusional, 40,6% dos entrevistados consideravam o conhecimento na área como insuficiente, 50% como básico e 9,3% como intermediário.