A primeira edição do volume 35 da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (janeiro-fevereiro) de 2013 foi publicada. O periódico pode ser acessado nabase de dados SciELO e já encontra-se depositado no PubMed Central. Nesse número o editorial, assinado pelo pesquisador Eduardo Rego, mostra uma análise dos impactos provenientes dos resultados alcançados pelo Consórcio Internacional de Leucemia Promielocítica Aguda, cujos resultados foram publicados em janeiro deste ano no Blood Journal, (fator de impacto 9.8), periódico científico oficial da American Society of Hematology. (leia reportagem sobre o assunto).

Há ainda o manuscrito publicado na categoria “Artigo Especial” que aponta para guidelines brasileiros referentes ao transplante de medula óssea em leucemia mielóide aguda.  Como “Artigo de Revisão”, a RBHH nº. 01 do volume 35 relata as características imunológicas das células tronco mesenquimais e, no “Relato de Caso”, é abordado o sarcoma mielóide.

Já na “Carta ao Editor” os pesquisadores trazem um panorama da doença falciforme sob a ótica dos haplótipos de hemoglogina S como forma de identificar e caracterizar variações genéticas presentes nos brasileiros com o objetivo de aperfeiçoar a comprensão dos aspectos clínicos e da diversidade fenotípica encontrados em pacientes com falciforme.

Acesse o portal da RBHH e confira outras informações.