Principais especialistas do mundo em células-tronco se reúnem no Brasil

Entre os dias 27 e 30 de novembro de 2013, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, sedia o 2º Encontro Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa. Entre os palestrantes está a cientista da USP Mayana Zatz. Ela é uma das mais importantes pesquisadoras do Brasil em genética e células-tronco, e atualmente se dedica à busca da cura para pacientes afetados por doenças neuromusculares. Em conjunto com Patricia Pranke, da UFRGS, escreveu a Lei de Biossegurança Nacional, que aprovou os estudos com células-tronco embrionárias humanas no país.

Outro especialista de renome confirmado para o encontro é o britânico Stephen Minger. O PhD em neurociências é um dos pioneiros em estudos na área. Ele liderou o estudo que conseguiu produzir as primeiras colônias de células-tronco embrionárias do mundo contendo o defeito genético causador da fibrose cística, um avanço para futuros tratamentos contra a doença.

Conhecido mundialmente por suas contribuições a respeito de criação e padronização de técnicas para desenvolvimento de bancos públicos de células-tronco, Glyn Stacey também marca presença no evento. Ele dirige o primeiro banco de células-tronco embrionárias humanas do mundo, criado na Inglaterra em 2004. O país europeu também foi o primeiro a aprovar as pesquisas com as células humanas.  

Principais avanços na área

O evento objetiva atualizar a comunidade científica e a população em geral sobre os principais avanços nas áreas de medicina regenerativa e engenharia de tecidos, cujas descobertas podem trazer a cura para milhares de doenças. 

Além de palestras, são oferecidos cursos e workshop, para profissionais e estudantes que queiram aprofundamentos sobre o tema.

Programação completa, demais palestrantes e informações sobre inscrição estão disponíveis no www.celulastroncors.org.br.

O QUE: 2º Encontro Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa

QUANDO: de 27 a 30 de novembro de 2013

ONDE: UFRGS – Porto Alegre/RS. As palestras ocorrem no Salão de Atos (Av. Paulo Gama, 110). Workshop e cursos, na Faculdade de Farmácia (Av. Ipiranga, 2752)

MAIS: www.celulastroncors.org.br, pelos telefones 51 3308.5370 ou 51 9962.4121