Foi diplomado Professor Titular da Fundação Santa Casa de São Paulo o Prof. Dr. Carlos Sérgio Chiattone. A honraria foi entregue às mãos de Chiattone em sessão solene pública do Colegiado Superior da Santa Casa, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 28 de agosto, no auditório da instituição, Emílio Athiê, que esteve lotado à ocasião.

Cercado por familiares, amigos e autoridades acadêmicas de diversas universidades e da área da saúde de instituições públicas e privadas, o recebimento do título foi marcado por muita emoção. Cumprimentado por mais de uma hora, a comoção traduz um pouco da expressão do Professor frente suas contribuições pessoais e profissionais a vida de cada um ali presente.

Com uma trajetória profissional sedimentada ao longo de seus quase 40 anos na instituição, o Título de Professor Titular vem coroar os esforços por ele empreendidos – tanto acadêmicos quanto no campo do desenvolvimento científico. A menção irá somar-se a outras conquistas de Chiattone que marcam sua carreira profissional e pessoal, visto que dedicou grande parte dela ao desenvolvimento de sua especialidade, a Hematologia, sem contar os anos que esteve à frente da Diretoria do Hemocentro da Santa Casa, demonstrando suas competências como gestor.

Chiattone é reconhecido pelos pares por suas contribuições no campo da expansão e fortalecimento da hematologia, hemoterapia e terapia celular, tendo como linha de atuação principal o campo dos linfomas, sendo reconhecido como uma das maiores autores no assunto, tanto nacionalmente quanto internacionalmente – por meio de projetos e intercâmbio multiprofissional. (foto ao lado, Chiattone entrega prêmio “Relevante Contribuição à Medicina” à Peter Isaacson, ícone da formatação da classificação de Linfomas Não Hodgkin. – em sua vinda ao Brasil para o Congresso da ABHH – Hemo 2008) O Prof. Dr. atua de maneira ativa na diretoria da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), instituição a qual inclusive já ocupou o cargo de presidente, de 2004 a 2009, período histórico para a ABHH, então chamada de “Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia” que, após a fusão com o “Colégio Brasileiro de Hematologia”, deram origem à ABHH.

Representaram a ABHH na solenidade os também diretores Alfredo Mendrone e Dante Langhi Jr., que também é coordenador da Hemorrede Estadual de São Paulo e na ocasião representou – o secretário da Saúde do Estado, David Uip. Além deles, marcou presença o Prof. Celso Bianco, coordenador do Comitê de Acreditação AABB/ABHH e presidente da International Society of Blood Transfusion (sigla ISBT – Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue)e ex- diretor do New York Blood Center. Entre outros nomes relevantes da Hematologia e Hemoterapia nacionais, esteve presente também a Professora Therezinha Verrastro de Almeida, decana da especialidade no Brasil.Durante a sessão foi lida também mensagem do Professor Marco Antonio Zago, Reitor da USP

Sobre o Prof. Dr. Carlos Chiattone (via CV Lattes)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), com residência em Clínica Médica e Hematologia pela FCMSCSP, especialização em Hematologia e Hemoterapia pela Faculdade de Medicina da USP, com Título de Especialista em Hematologia, Hemoterapia e Título de Especialista em Transplante de Medula Óssea, mestrado em Medicina (Hematologia) pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina – e Doutorado em Medicina (Clínica Médica) pela FCMSCSP. Atualmente é Diretor Clínico do Hemocentro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Chefe do Serviço de Hematologia e Hemoterapia e membro das Comissões de Oncologia e Hemoterapia. Na FCMSCSP é Chefe da Disciplina de Hematologia e Oncologia, Presidente da Comissão da Biblioteca, Membro da Comissão de Relações Internacionais e Membro eleito da Congregação da FCMSCSP. É professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da FCMSCSP. Presidiu a Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH) de 2004 a 2009 além participar do Conselho Deliberativo, da Comissão Técnico-Científica e do Comitê de Protocolos Diagnósticos e Terapêutica da SBHH. Foi Presidente e Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, entidade resultante da fusão da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e do Colégio Brasileiro de Hematologia em 2010 e atualmente é Membro Permanente do Conselho Deliberativo e Vice-Diretor de Relações internacionais da entidade. Foi Editor-Chefe da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, sendo atualmente Editor Associado. Na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo é Membro Titular da Câmara de Assessoramento Técnico do Grupo de Sangue, Componentes e Derivados, Membro do Comitê Técnico de Medicamentos Oncológicos e Membro do Comitê Estadual de Referência em Oncologia. No Conselho Federal de Medicina é Membro da Câmara Técnica de Hematologia. É Membro da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Membro da Associação Brasileira de Transplante de Medula Óssea, Membro da American Society of Hematology (ASH) , Membro da European Hematology Association (EHA) e Membro da Sociedade Ítalo-Brasileira de Hematologia (AIBE), da qual é Diretor. (Texto informado pelo autor)