Hoje, 5 de agosto, o  Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, promoverá a entrega do Prêmio “Octavio Frias de Oliveira”. Prestigiando o evento estará Maria Cristina Frias, filha do jornalista que leva o nome do complexo.

O evento, que está em sua sexta edição, tem como objetivo incentivar e premiar a produção de conhecimento nacional voltado à prevenção e combate ao câncer. O prêmio foi concedido em três diferentes categorias: Personalidade de Destaque, Pesquisa em Oncologia e Inovação Tecnológica em Oncologia.

Os vencedores foram escolhidos entre mais de 60 trabalhos por uma comissão julgadora do Icesp e do jornal Folha de S. Paulo e por membros da sociedade comprometidos com o tema.

Na primeira categoria, o ganhador foi o Prof. Marco Antônio Zago, Reitor da Universidade de São Paulo, pela trajetória de fundamental importância para o desenvolvimento da ciência nacional na prevenção e combate ao câncer.

Na segunda categoria, Pesquisa em Oncologia, pesquisadores do A. C. Camargo Center foram destaque por seu estudo sobre mutação frequente em tumores de rim em crianças.

Na terceira e última categoria, Inovação Tecnológica em Oncologia, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comprovou a ação de um anticorpo monoclonal para câncer de mama com potencial para induzir um mecanismo capaz de frear a multiplicação das células tumorais.