Em breve serão abertas as inscrições para o Programa de Educação Permanente, organizado pelo Comitê de Odontologia da ABHH, com patrocínio do Ministério da Saúde e o apoio do HEMOSC e da FAHECE

O curso será composto por sete minicursos, distribuídos em quatorze módulos, com uma carga horária total de setenta horas. A grade disciplinar oferece ao aluno, desde o conhecimento de como estudar à distância, além da política de atendimento do SUS, ter uma visão do funcionamento e a importância de um hemocentro no sistema de saúde, estimular a pesquisa em saúde, e tratar com bastante segurança, os pacientes portadores de hemofilia, doença de Von Willebrand e doença falciforme.

“O curso foi pensado e formatado para ser oferecido aos cirurgiões dentistas da rede pública brasileira, principalmente para os que atuam na rede básica de atendimento e nos centros de especialidades odontológicas, propiciando segurança no atendimento”, relatou Luiz Antônio de Souza, membro do Comitê de Odontologia da ABHH.

A necessidade de formulação do curso partiu da distância que os portadores de doenças hematológicas têm muitas vezes que percorrer para receber tratamento odontológico pelos cirurgiões dentistas capacitados que oferecem estes serviços nos hemocentros e hospitais. Geralmente essas instituições estão localizadas nas capitais dos estados ou em grandes centros, pois os cirurgiões dentistas da rede de atenção básica e da rede privada em sua imensa maioria não possuem formação adequada para realizar o tratamento, principalmente os cirúrgicos, nestes pacientes.

O curso é uma das realizações do comitê de odontologia da ABHH, tendo como autores os cirurgiões dentistas, Eduardo Lima Padua, Luiz Alberto Valente Soares Junior, Luiz Antônio de Souza, Perla porto Leite Shitara, e a pedagoga Márcia Melo Bortolato.

 

5ebb8543-ffb5-428a-8bb6-8de322072505