Publicado o sexto número do Volume 34 da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (RBHH). O periódico traz um total de seis comentários científicos; sete artigos originais, com abordagem em assuntos como transfusões, doação de sangue, doença falciforme, transplante de células tronco hematopoiéticas, leucemia linfoblástica, entre outros.

Há ainda um artigo de revisão sobre os aspectos patofisiológicos moleculares do linfoma difuso de grandes células B; e dois artigos especiais, sendo um sobre proteção do patrimônio genético na era da clonagem e a visão do hematologista diante da fortificação universal de ferro. Por fim, a carta ao editor desta edição da RBHH discorre sobre a resistência e disseminação da infecção em pacientes adultos com linfoma/leucemia de células “T” ocasionada pelo agente Strongyloides stercoralis.

Já o editorial, assinado pelo editor-chefe do periódico, Milton Ruiz, traz uma análise do terceiro seminário coordenado pelo SciELO e Fapesp, que discutiu a avaliação do desempenho dos periódicos brasileiros. Realizado em setembro de 2012, o encontro reuniu editores da maioria das revistas brasileiras ligadas às instituições. Aspectos como o aumento de jornais agora publicados em inglês e o avanço de 33% para 66% de indexação de periódicos da JCR /ISI/Thomson Reuters também foram observados.

Segundo Ruiz, os editores ressaltaram a importância de aumentar o fator de impacto (IF) das publicações no Brasil. “Vários editores comentaram sobre as suas experiências e se tornou perfeitamente claro que a indexação e obter um IF significativo é o Santo Graal da publicação, da produção científica e da avaliação dos pesquisadores, especialmente no Brasil”, destacou. Ruiz relata ainda suas impressões quanto a experiência do editor-chefe da revista Frontiers in Ecology e the Enviroment, Sue Prata, que fez um discurso sobre o tema “As revistas científicas: aumentar perfis, perspectivas e fatores de impacto”.

Sobre a RBHH, Ruiz aponta que mesmo com as dificuldades de uma revista científica que se baseia em suas próprias finanças, é necessário aprender com as lições dos acontecimentos. O pesquisador explica que este momento na história da revista (RBHH) é extremamente especial, mas emblemático. Ele enfatiza que a obtenção de uma indexação no PubMed deve ser considerado apenas mais um passo na evolução da revista, que dá um maior grau de responsabilidade para a hematologia e hemoterapia como um todo. “Temos a obrigação de manter a revista científica e modernizá-lo, a fim de adaptá-lo para o choque cultural que já chegou com a evolução dos meios eletrônicos e maneiras novas de acessar e divulgar revistas”.

Sobre a RBHH

Publicação científica bimestral da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO); da Associazione Italo-Brasiliana di Ematologia (AIBE) e Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), hoje a RBHH está indexada também nas bases de dados da LILACS, SciELO Brazil, Extramed, Scopus scientific database. A Revista possui 13 anos de existência e tiragem de 2.900 exemplares, distribuídos no Brasil e em outros países.

O periódico está indexado no PubMed/Medline, uma das maiores bases de dados primária e de gerenciamento de periódicos científicos do mundo no campo das ciências médicas e biológicas, desenvolvida e mantida pela National Library of Medicine’s (NLM).

As edições também estão depositadas no PubMed Central (PMC), base de dados digital de acesso público aos artigos cientíticos disponíveis no PubMed, reproduzidos em sua totalidade.