“Matar o paciente financeiramente também é desrespeitar o juramento de Hipócrates”, disse a revista ÉPOCA o oncologista Hagop Kantarjian, do MD Anderson Câncer Center, da Universidade do Texas.

O trecho abaixo é parte da reportagem “O lado oculto das contas de hospital”, publicado em 21 de maio, na revista Época. Nele é citado parecer do Prof. Hagop, que teve artigo publicado no periódico Blood, no qual foram co-autores os hematologistas brasileiros Carmino Antonio de Souza, diretor científico da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e professor titular da Universidade Estadual de Campinas; de Israel Bendit (Faculdade de Medicina – USP); de Nelson Spector (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Nelson Hamerschlak (Hospital Israelita Albert Einstein) e Ricardo Pasquini (Hospital de Clínicas – Universidade Federal do Paraná).

Segundo Hagop, a avaliação teve impacto no mercado norte-americano, em que alguns fabricantes reduziram os preços dos fármacos. Enquanto isso, no Brasil, ainda se busca transformação no processo de registro de fármacos já aprovados em outros países pelo FDA e EMA. A lentidão e os custos altos continuam sendo fatores restritivos para o progresso terapêutico nacional.

Leia abaixo a reportagem de repercussão do artigo “Price of drugs for chronic myeloid leukemia (CML), reflection of the unsustainable cancer drug prices: perspective of CML Experts”, publicada no portal da ABHH em abril de 2013, ocasião na qual o estudo foi publicado no periódico Blood.

Para conferir a matéria, acesse: http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2014/05/o-lado-oculto-das-bcontas-de-hospitalb.html

Crédito da foto:Rogério Cassimiro/ÉPOCA

Blood traz análise crítica dos custos terapêuticos da LMC no mundo

Fomento ao desenvolvimento de novas tecnologias nacionais