Troca de nome busca firmar a publicação como periódico internacional e uma das principais publicações científicas do Brasil

O periódico científico trimestral da ABHH, a Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (RBHH) passará por uma mudança de nome em 2018. Publicada desde 2000, a revista é hoje uma das principais publicações de trabalhos científicos do Brasil e passará a se chamar Hematology, Transfusion and Cell Therapy. O anúncio oficial do nome acontecerá durante o HEMO 2017, terceiro maior congresso de hematologia do mundo, que será realizado entre os dias 8 e 11 de novembro, na cidade Curitiba (PR).

Segundo Fernando Ferreira Costa, membro vitalício do Conselho Deliberativo da ABHH e editor-chefe da revista, a mudança de nome tem como objetivo expandir o periódico como publicação internacional. “A revista vem ganhando credibilidade e recebe cada vez mais submissões de trabalhos científicos, sendo uma publicação de extremamente importância para os hematologistas do Brasil e de toda a América Latina.”, afirma Costa.

A adaptação do nome é justamente para se equivaler aos grandes periódicos internacionais, como Blood e BMJ. “Ela vai mudar de nome para ser reconhecida como uma revista da ABHH – isso inclui a hematologia, a transfusão de sangue e a terapia celular. Portanto, o nome da revista será Hematology, Tranfusion and Cell Therapy” explica Costa, um dos principais hematologistas do Brasil e ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp.

Costa reconhece que o processo para ganhar credibilidade e qualidade é lento, mas destaca que, aos poucos, o periódico alcançará seus objetivos globais “Queremos ter uma revista que tenha credibilidade e que seja importante no âmbito regional e internacional – que ela possa publicar diretrizes, perfil de alto nível e descrever procedimentos terapêuticos inovadores”, diz Costa. “Tudo que se publica na revista é disponível para qualquer pesquisador do mundo e vai continuar assim”, finaliza.