Brasil terá primeiro guideline em onco-hematologia publicado em conjunto com o National Comprehensive Cancer Network
Mais uma conquista no sentido de ampliar e consolidar o reconhecimento científico no âmbito da onco-hematologia nacional acaba de ser consolidada. Representado pelos pesquisadores brasileiros Prof. Angelo Maiolino (UFRJ) e Prof. Vânia Hungria (FMSCSP), o Brasil emitirá a primeira diretriz latino-americana em conjunto com o National Comprehensive Cancer Network (NCCN), referente ao “padrão-ouro” no campo do diagnóstico e tratamento do mieloma múltiplo.
O NCCN consiste em uma organização independente, sem fins lucrativos, reconhecida mundialmente por sua credibilidade como balizadora dos processos e condutas terapêuticas referentes à oncologia. A Network rompeu as fronteiras dos Estados Unidos por meio de parceria com outros pesquisadores que consiste na adequação das diretrizes já estabelecidas pelo NCCN à realidade de cada país.
O material deve ser finalizado ainda no primeiro semestre de 2014, tendo como coordenador pelo NCCN o professor Keneth C. Anderson, da Universidade de Harvard. “Esta iniciativa do NCCN é pioneira e acreditamos que o impacto será positivo para especialistas e, sobretudo, aos pacientes brasileiros”, relata Maiolino, que é diretor da ABHH e um dos autores do guideline em mieloma múltiplo da Associação para o Projeto Diretrizes da AMB, já publicada na Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (RBHH).