Publicada e em fase de distribuição aos associados da ABHH e de outras entidades cujo periódico é o órgão oficial, a segunda edição do volume 35 da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (RBHH) traz editorial sobre a ascensão da produção científica nacional. No texto, o editor do periódico científico, Milton Artur Ruiz, discorre sobre as evidências do progresso e o ponto de partida para padronização e mudanças. Segundo ele, o pleno desenvolvimento pode ser constatado no SCImago Journal Ranking (SJR).

Ainda de acordo com Ruiz, os artigos de revisão estão entre as comunicações científicas mais lidas, citadas e de importância para a comunidade científica. Neste contexto, a segunda edição traz manuscritos sobre os efeitos dos ácidos graxos do ômega-3 em células T reguladoras nas neoplasias hematológicas e sobre a terapia epigenética em transplante alogênico de células-tronco hematopoéticas.

Na carta ao editor, os pesquisadores do Centro de Terapia Celular do Hemocentro de Ribeirão Preto discorreram sobre o uso compassivo de terapias celulares. Segundo eles, é urgente a necessidade de regulamentação sobre o uso de medicamentos experimentais no Brasil.

A publicação científica apresenta ainda artigo especial sobre os guidelines da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) para a aplicação do transplante de células-tronco hematopoéticas no tratamento de esclerose sistêmica e múltipla no País, além de artigos originais, relatos de casos e outros manuscritos.

Acesse a segunda edição do volume 35 da RBHH e confira as observações científicas, os artigos originais, os artigos de revisão, os artigos especiais, a carta para o editor e os relatos de casos.