Faltando menos de um mês para a 60ª edição do encontro anual da American Society of Hematology, é possível encontrar os temas dos trabalhos que serão apresentados durante o maior evento de hematologia do mundo. Em 2018, a reunião acontecerá na cidade de San Diego, na Califórnia, entre os dias 1º e 4 de dezembro.

Em média, são submetidos cerca de 5 mil trabalhos e 3 mil são aprovados para apresentações orais e de pôsteres. Este ano o Brasil está representado pela pesquisa do Dr. Denys Fujimoto, integrante da ABHH e médico do Hospital das Clínicas do Acre, sobre a implementação de uma Liga Acadêmica em Hematologia no estado do Acre. Atuante no desenvolvimento de jovens médicos para a área da hematologia e hemoterapia, o Dr. Denys Fujimoto coordenou o encontro de Ligas Acadêmicas durante o Hemo 2018, realizado no início do mês.

Com apoio da ABHH, a reunião definiu o Projeto Brasil – Jornada de hematologia, hemoterapia e terapia celular, primeiro encontro nacional das ligas acadêmicas durante o Hemo de 2019, no Rio de Janeiro. Os participantes também discutiram a situação das ligas em suas instituições de ensino e estipularam um trabalho conjunto para o desenvolvimento das entidades.

A ABHH atua no desenvolvimento das ligas acadêmicas a fim de difundir a especialidade. Atualmente são 18 entidades parceiras, sendo duas firmadas durante o Hemo 2018. A Associação oferece anuidade gratuita, vídeo aulas, 10 inscrições cortesias para os cursos do Hemo.Educa e outras 10 inscrições para o Hemo, além de todos os benefícios oferecidos para associados.