1º Dia – Highlights of ASH America Latina 2023

O primeiro dia do Highlights of ASH America Latina 2023 foi marcado pela presença dos speakrs estrangeiros Amy Dezern, Mrinal Patnaik, Sandhya Panch, Alex Spyropoulos, Jaime Pereira, Jeffrey Lebensburger, Brittany Ragon, Moritz Stolla e a brasileira, Dra. Suely Rezende.

A programação de hoje contou com diversos temas, trazendo os assuntos de maior relevância do ASH 2022, entre eles: 

  • Sessão Educacional Especial: Diretrizes de TEV para a América Latina, com a Dra. Suely Rezende, membrô do comitê de Hemostasia e trombose da ABHH 
  • Sunset Session com os diretores da ABHH presentes: Dr. Rodrigo Calado, Dr. Eduardo Rego e Dr. Angelo Maiolino.

Às 15h o presidente José Francisco Marques Jr. e os diretores Angelo Maiolino, Carlos Chiattone e Eduardo Rego participaram de reunião com presidentes e diretores de associações sul-americana de hematologia que estão em São Paulo, participando do Highlights of ASH. O grupo discute temas em comum como acesso, registros de medicamentos e intercâmbios. Participam representantes da Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia, Peru, Paraguai, Chile e Costa Rica.

Ao final da reunião, foi deliberado que será formada a Aliança Latino-Americana de Hematologia (ALSHLEM). O próximo passo será a formação do Conselho Consultivo. A ALSHLEM terá sede administrativa no Uruguai e o próximo encontro está previsto para acontecer em Medellin.

O presidente da ABHH, Dr. José Francisco Comenalli Marques Jr., considera uma conquista importante para resolução de “desafios comuns a todos os países”.

O evento é idealizado pela ASH e conta com a co-organização da ABHH. 

Confira abaixo as fotos do 1º dia do evento: