1º Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo encerra com alto índice de público e grade científica plural e abrangente

Neste sábado, 17, tivemos o segundo e último dia do 1º Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo, evento online realizado em comemoração aos 10 anos do Grupo Brasileiro de Citometria de Fluxo (GBCFlux). O primeiro evento exclusivamente de citometria de fluxo, trouxe aos participantes palestrantes com ampla expertise no assunto que apresentaram temas atuais e inovadores de importância técnico-científica na área.

Ao longo de sete horas de conteúdo, a citometria de fluxo foi abordada das mais diversas formas, por diversos profissionais da saúde, permitindo um rico intercâmbio de conhecimento. Os três convidados internacionais estiveram presentes na grade científica hoje. O Dr. Francis Lacombe, de Bordeaux, França, iniciou o dia com a conferência “Estratégia de análise na CF: Programa FLOW-SOM”, na sequência a Dra. Cecília Rodriguez, da Universidade de Córdoba, na Argentina, deu início a mesa-redonda “Neoplasias Linfóides”, com a palestra “Interações no microambiente na LCC”. Finalizando a manhã e iniciando a tarde, tivemos a dobradinha com o Dr. Alberto Orfao, da Universidade de Salamanca, na Espanha, que ministrou duas conferências: “A citometria de fluxo no monitoramento das doenças oncohematológicas na era de imunoterapia” e “Cinética da resposta imunológica no sangue periférico na infecção pelo vírus SARS-CoV-2”, esta com a participação ao vivo do Dr. Orfao respondendo as perguntas dos participantes após a aula.

Durante os dois dias de evento, tivemos mais de 500 participantes de 16 países que interagiram amplamente no chat ao vivo com os palestrantes após as aulas. Para a Dra. Mihoko Yamamoto, uma das organizadoras do evento, esse Simpósio tem um papel importante além da comemoração dos 10 anos do GBCFlux, que é a divulgação da citometria de fluxo e sua amplitude de áreas e temas, possibilitando a especialistas que não possuem muito conhecimento sobre a área, ter acesso a informações mais profundas.

Foi a Dra. Mihoko quem fez o encerramento do Simpósio, relembrando a trajetória do grupo nesses 10 anos, celebrando a notoriedade do evento, pelo número de participantes, quantidade de países em que essas pessoas estavam e a qualidade dos convidados, tanto internacionais quanto nacionais. Após agradecer a todos que participaram e que fizeram o evento possível, ela sinalizou que as aulas estarão disponíveis no site da ABHH em 30 dias e o próximo Simpósio do GBCFlux será em 2023.