ABHH abre portas na Europa

A ABHH vem ampliando e transformando suas relações com entidades internacionais em benefício para seus associados. Depois das parcerias de grande impacto com a Associação Americana de Hematologia (ASH), com a International Society of Blood Transfusion (ISBT), de medicina transfusional, e com a Associação Italo-Brasileira de Hematologia (AIBE), agora chegou a hora de abrir mais portas no continente europeu, via EHA (The European Hematology Association).

Nesta quinta-feira (7), aconteceu com grande sucesso o Simpósio conjunto ABHH & EHA, no Riocentro, durante o HEMO 2019, com a participação de dois especialistas brasileiros, os Drs. Carlos Chiattone e Eduardo Rego, diretores da ABHH, e dois europeus, John Gribben e Konstanze Dohner. Nesta sexta-feira (9), como um evento paralelo ao HEMO, para reforçar essa parceria ocorreu, às 6h30 da manhã um workshop entre a ABHH e a EHA.

Os especialistas brasileiros presentes apresentaram vários estudos clínicos que realizam em parceria com instituições brasileiras e estrangeiras. Obtiveram do presidente da EHA, John Gribben, a promessa de empenho pela integração dos grupos brasileiros com os europeus de forma cooperativa. Gribben falou do interesse dos europeus pelos estudos das hemoglobinopatias e reiterou a participação da associação europeia nos próximos HEMOS.
Também abriu a possibilidade de realizar programas educacionais com foco em especialistas jovens, concessão de bolsas e financiamentos por meio do Research Mobility Grants. “Estamos dando um importante primeiro passo nesse intercâmbio”, resumiu o Dr. Chiattone.

Participaram da reunião os brasileiros Drs. Eduardo Rego, Suely Rezende, Carlos Chiattone, Eric de Paula, Renato Tavares, Silvia Magalhães, Elvira Velloso, Fabíola Traina, Rodrigo Calado, Angelo Maiolino, e Jorge Vaz. Pela EHA, participaram o presidente John Gribben, a conselheira Konstanze Dohner e o conselheiro Antonio Almeida.