ABHH e Grupo ERIC reúnem speakers estrangeiros em Brasília para discutir LLC e biomarcadores

O Workshop Eric e ABHH, que aconteceu em Brasília, nos dias 25 e 26 de maio, trouxe a presença de médicos internacionais e renomados do ramo de pesquisas sobre LLC e biomarcadores.

O Grupo Eric (European Research Initiative on CLL) é uma organização que devota todas suas fontes em prol da melhora do resultado do tratamento de pacientes com LLC e doenças relacionadas.

Do Comitê de Organização do Workshop, o Dr. Carsten Niemann, da Dinamarca, falou sobre a importância do evento em trazer hematologistas clínicos e laboratoriais para a discussão da melhor forma de praticar o diagnóstico e tratamento de LLC no país.

“Uma das coisas que é importante é que temos a opção de combinar dados dos laboratórios de onde podemos realmente coletar esses dados e devemos combinar essas informações com o resultado clínico de pacientes”, disse Niemann.

Para o Diretor de Comunicação da ABHH, o Dr. Renato Tavares, o evento foi de alto nível com discussões de padronização, interpretação e implementação de metodologia laboratorial e acompanhamento de pacientes com LLC que acontece no mundo todo e está chegando no Brasil.

Além das palestras, o Workshop teve sessões interativas com votações e discussões de casos. Representantes dos laboratórios de todo o Brasil também marcaram presença e tiveram um painel exclusivo para discussão de suas experiências com testagem de biomarcadores.

“É um evento que tem por objetivo fazer uma integração entre os clínicos e quem trabalha em laboratório. É de extrema importância ter cada vez mais uma qualificação na era de tratamento dirigido ao alvo”, disse Dr. Carlos Chiattone, do Comitê de Organização do evento.