ABHH participa do lançamento da frente parlamentar em prol da luta contra o câncer

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (22) o lançamento oficial da Frente Parlamentar em Prol da Luta Contra o Câncer. Convidada pela reunião, a ABHH esteve presente, representada pelo Dr. Jorge Vaz, integrante dos comitês de Leucemia Linfoide Crônica, Linfomas e Gamapatias Monoclonais (Mieloma), fazendo coro às iniciativas que o movimento defende. Durante a sessão, que também contou com o lançamento da Frente Combate às Doenças Cardiovasculares, foi apresentado o dado de que cerca de 200 mil pessoas morrem por ano de Câncer no Brasil.

Coordenadora das frentes referente ao câncer, que conta com a adesão de 209 parlamentares, e da MedTec, que tem a adesão de 205 parlamentares, a deputada Silvia Cristina (PL-RO), que fez questão da presença da ABHH na reunião, afirmou que os grupos vão trabalhar juntos para ter um resultado mais rápido na luta contra o câncer.

A parlamentar defendeu a aprovação do projeto de lei que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no SUS (PL 2952/22), formulado pela Comissão Especial sobre Combate ao Câncer no Brasil, da qual a ABHH é integrante e teve importante participação desde 2022.

A ABHH, de olho em democratizar o acesso a medicamentos e tratamentos e melhorar a vida do paciente com câncer e outras doenças hematológicas, segue acompanhando e atuando em todos os âmbitos deste cenário.

Ainda na sessão desta quarta-feira, foi reapresentado o requerimento para ser instaurado o Dia do Hematologista e Hemoterapeuta, proposta para o dia 29 de outubro, data da fusão CBH e SBHH.