ABHH se posiciona sobre Proposta de Emenda (PEC n.10/2022) que altera requisitos sobre processamento de plasma humano

ABHH se posiciona sobre Proposta de Emenda (PEC n.10/2022) que altera requisitos sobre processamento de plasma humano

Em comunicado aberto publicado em seu site, a ABHH se posicionou nesta terça-feira (21) sobre a Proposta de Emenda à Constituição Federal para dispor sobre as condições e os requisitos para a coleta e o processamento de plasma humano.

No documento assinado pelo presidente Dr. José Francisco Comenalli Marques Jr., a ABHH elucida a aprovação de mudança para o nível infraconstitucional e, considerando que existe grande desperdício de plasma no país, apoia a autorização da participação da iniciativa privada na comercialização e fracionamento industrial do plasma humano excedente do Brasil.

Entretanto, sobre a doação remunerada de plasma para fins industriais, a ABHH neste momento emite posição contrária, entendendo “ que o excedente atual de plasma proveniente de doação voluntária de sangue não é devidamente aproveitado, corroborando para a não liberação desta prática no Brasil.

Devido a importância e relevância deste tema na prática hemoterápica no Brasil, a ABHH se coloca à disposição dos tomadores de decisões constitucionais para atuar técnica e cientificamente na adequação deste cenário.

Confira a íntegra da carta, clicando aqui.