ABHH se reúne com Ministério da Saúde e firma apoio para melhora no atendimento no SUS

Dia 17 de abril, o vice-presidente da ABHH, Dr. José Francisco Comenalli Marques Júnior, e o diretor de Defesa Profissional da Associação, Dr. Jorge Vaz, reuniram-se em Brasília (DF) com o secretário da Assistência Farmacêutica do Ministério, Dr. Denizar Vianna, e apresentaram o documento elaborado pelo Comitê de Acesso a Medicamentos da ABHH.  O material discute os principais pontos para a melhoria da atenção onco-hematológica no País e é fruto de discussões que aconteceram durante o I Fórum de Acesso a Medicamentos da ABHH, realizado em fevereiro.

Segundo Marques Júnior, a reunião foi produtiva e se mostrou como um canal aberto para que a ABHH apresente suas demandas: “Já estamos colhendo os frutos da parceria. Estamos falando a mesma língua do Ministério e alinhados com ele”.

Convite para nova reunião

Na ocasião, o secretário do Ministério da Saúde também convidou a ABHH para participar de nova reunião, no próximo dia 30 de abril, também na capital federal, para integrar a equipe de especialistas que iniciarão o processo de atualização do Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica (PCDT) da Anemia por Deficiência de Ferro. O Dr. Rodolfo Cançado, integrante do Comitê de Glóbulos Vermelhos e do Ferro para o debate, representará a

A próxima reunião será realizada com base nas opções de tratamento e nas evidências científicas que demonstram ser eficazes e seguros. “Esperamos estreitar as relações da ABHH com o Governo e encontrar uma oportunidade de colaborar com o desenvolvimento constante da Hematologia e Hemoterapia do nosso País”, finaliza Dr. Marques Júnior.

Veja também o documento do I Fórum de Acesso a Medicamentos da ABHH.