Brazilian Lymphoma Conference chega à 13ª edição como um dos principais eventos sobre linfoproliferativas do mundo

Programação vai até o sábado (01/04) e reúne estudantes, especialistas, pesquisadores e speakers do Brasil e do exterior para intensos debates com foco no paciente e prática clínica

Em sua 13ª edição, a Brazilian Lymphoma Conference (BLC 2023) teve início nesta quarta-feira (29/03) em formato virtual. O evento é o maior da América Latina sobre doenças linfoproliferativas e figura entre os principais do mundo. Este ano, os speakers estrangeiros convidados são profissionais da linha de frente da pesquisa e tratamento, mostrando a relevância da BLC no cenário global, conforme comentou o chair e idealizador do evento Dr. Carlos Chiattone, também da Diretoria da ABHH.

Na abertura da programação, o presidente da ABHH, Dr. José Francisco Comenalli Marques Jr., destacou sobre a importância do evento como um dos principais acontecimentos de discussão sobre doenças mieloproliferativas do Brasil e do mundo. Na sequência, o Dr. Chiattone agradeceu a todos os envolvidos e, em inglês, saudou os quase 30 speakers estrangeiros presentes na programação.

O primeiro dia da programação foi marcado por sessões sobre linfomas agressivos. Os participantes puderam fazer perguntas ao vivo aos speakers, entre eles, os Drs. Christian Steidel, Christopher R. Kelsey e Luis Fayad (EUA) e o Andrew Davies (Reino Unido), fortalecendo a interação e a troca de conhecimentos. Também, aconteceram a sessão sobre linfomas e Sistema Nervoso Central (SNC), com as presenças dos Drs. Andrés Ferreri (Itália) e Andrew Zelenetz (EUA), e linfomas em pacientes idosos e/ou frágeis, na qual os participantes foram brindados com uma palestra do renomado Dr. Stefano Luminani (Itália) e do Dr. Paul Broeckelmann (Alemanha).

Os Dr. Guilherme Perini, também chair do evento, e a Dra. Talita Silveira debateram temas como a imunoterapia e casos clínicos, abrindo espaço para perguntas e colocações dos participantes. Além disso, os Simpósios Corporativos desta edição foram inaugurados por uma palestra sobre imunoterapia. Na sequência, foi realizado um simpósio sobre novas vertentes para o Linfoma Difuso de Células B Grandes (LDCBG), no qual palestrou a Dr. Anna Maria Sureda (Espanha).

O evento já conta com cerca de 800 inscritos, com a participação de estudantes, especialistas, pesquisadores e speakers do Brasil e do exterior.