COMUNICADO REFERENTE À REALIZAÇÃO DO CONGRESSO HEMO 2020

Diante desse cenário de incerteza e apreensão, devemos nos manter otimistas quanto à continuidade dos nossos objetivos, evolução, conhecimento e função social e assistencial. E dentro desse espírito de esperança é que continuamos a trabalhar, nos bastidores, para a realização do HEMO 2020, em Campinas, no próximo novembro.

Cresce-nos ainda mais a responsabilidade para que esse evento represente a retomada de uma rotina de produção científica, assistencial, social-comunitária, legislativa, ética etc., rumo a expandir a fronteira das ações até aqui conquistadas para o bem dos nossos pacientes e profissionais. Rotina essa que, com a sua solução de continuidade, nos faz valorizá-la como nunca, nos ansiando à reassumi-la, com ainda mais vontade e determinação.

Claro que não estamos totalmente parados. Mas nossos esforços tem convergido ao assunto mais iminente por resoluções que urgem para diminuir o impacto dessa terrível pandemia. Continuamos preocupados com os já conhecidos problemas de acesso à tecnologias de diagnóstico e tratamento, da integralidade e universalidade das terapias para nossos pacientes, dos estoques adequados de hemocomponentes, da implantação e manutenção das políticas públicas de saúde, etc, etc, etc.

Isso não pode parar! Esperamos que essa crise mundial nos leve a, pelo menos, um lado positivo, que é a de aprendermos com ela! Que nos estimule ainda mais a buscar soluções efetivas e eficientes para os problemas que enfrentamos na nossa rotina. Que saibamos prevenir a novas situações caóticas e que tenhamos a consciência de que o mundo e a humanidade são dinâmicos, exigindo bom senso, capacidade técnica e solidariedade. Só com essas três ferramentas, conseguiremos sair vencedores e expandir nossos horizontes.

O HEMO 2020 vai acontecer! Será um acontecimento! Será um desafio! Será um marco de retomada na história da Hematologia e Hemoterapia brasileira e mundial.

Um grande abraço e até novembro.

José Francisco Comenalli Marques Jr – Presidente do HEMO 2020
Carmino Antonio de Souza – Presidente de Honra do HEMO 2020