Evento marcado pela presença de speakers de diversos países além do Brasil, como Itália, Estados Unidos, Reino Unido, Dinamarca e Chile, o Brazilian Lymphoma Conference (BLC2023) foi um sucesso.
Nos quatro dias de evento, realizado em uma plataforma virtual, participaram em torno de 800 participantes, como estudantes, especialistas, pesquisadores e speakers nacionais e do exterior, que debateram as atualizações sobre linfoma na área científica e na prática clínica.
O quarto dia do BLC2023 iniciou com uma sessão sobre doenças linfoproliferativas, reunindo speakers internacionais. Participaram os Drs. Jorge Castillo (EUA) e Andrea Gallamini (Itália) e, na sequência, teve uma sessão sobre linfomas e Leucemia Linfocítica Crônica (LLC), a qual trouxe um panorama com as atualizações dos principais congressos internacionais na área da Hematologia em 2022 e contou com a presença do Dr. Emanuele Zucca (Chile). Os ouvintes também puderam fazer perguntas aos palestrantes.
Ponto alto do evento, a Conferência Magna apresentou atualizações dos estudos recentes realizados por pesquisadores de Lugano, na Itália. Mediado pelo Dr. Carlos Chiattone, a palestra foi ministrada pelo Dr. Franco Cavalli (Chile) e teve também a participação dos Drs. Rodrigo Calado e Phillip Scheinberg (Brasil). Depois, palestraram os Drs. Mark Roschewski (EUA) e Robin Foà (Itália).
“Seria legal termos a capacidade de influenciar o mundo político para obrigá-los a discutir sobre o preço dos tratamentos dessas doenças”, disse o Cavalli.
Na sessão que encerrou o BLC2023, foram discutidos diversos casos clínicos sobre temas como transformação de Richter, Linfoma cutâneo primário de grandes células T anaplásicas e Linfoma de Hodgkin. Por fim, o chair do evento bradou: “Podemos considerar que temos uma missão cumprida, temos muito orgulho de chegar ao fim desse evento e já de antemão observar os resultados e o retorno”.