Conferência Magna traz lider de Lugano para encerrar BLC 2023 em alto nível
Evento marcado pela presença de speakers de diversos países além do Brasil, como Itália, Estados Unidos, Reino Unido, Dinamarca e Chile, o Brazilian Lymphoma Conference (BLC2023) foi um sucesso.
Nos quatro dias de evento, realizado em uma plataforma virtual, participaram em torno de 800 participantes, como estudantes, especialistas, pesquisadores e speakers nacionais e do exterior, que debateram as atualizações sobre linfoma na área científica e na prática clínica.
O quarto dia do BLC2023 iniciou com uma sessão sobre doenças linfoproliferativas, reunindo speakers internacionais. Participaram os Drs. Jorge Castillo (EUA) e Andrea Gallamini (Itália) e, na sequência, teve uma sessão sobre linfomas e Leucemia Linfocítica Crônica (LLC), a qual trouxe um panorama com as atualizações dos principais congressos internacionais na área da Hematologia em 2022 e contou com a presença do Dr. Emanuele Zucca (Chile). Os ouvintes também puderam fazer perguntas aos palestrantes.
Ponto alto do evento, a Conferência Magna apresentou atualizações dos estudos recentes realizados por pesquisadores de Lugano, na Itália. Mediado pelo Dr. Carlos Chiattone, a palestra foi ministrada pelo Dr. Franco Cavalli (Chile) e teve também a participação dos Drs. Rodrigo Calado e Phillip Scheinberg (Brasil). Depois, palestraram os Drs. Mark Roschewski (EUA) e Robin Foà (Itália).
“Seria legal termos a capacidade de influenciar o mundo político para obrigá-los a discutir sobre o preço dos tratamentos dessas doenças”, disse o Cavalli.
Na sessão que encerrou o BLC2023, foram discutidos diversos casos clínicos sobre temas como transformação de Richter, Linfoma cutâneo primário de grandes células T anaplásicas e Linfoma de Hodgkin. Por fim, o chair do evento bradou: “Podemos considerar que temos uma missão cumprida, temos muito orgulho de chegar ao fim desse evento e já de antemão observar os resultados e o retorno”.