Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular volta ao formato presencial após dois anos

HEMO 2022 celebrará a ciência entre especialistas do Brasil e do mundo; expectativa é receber mais de 4 mil pessoas

Especialistas brasileiros e estrangeiros aportarão à capital paulista entre os dias 26 e 29 de outubro para participar do Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, o HEMO 2022, que acontecerá no Transamerica Expo Center. Após dois anos, o tradicional evento promovido pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), o maior congresso da área do Hemisfério Sul, retorna ao formato presencial, com a estimativa de receber mais de 4 mil pessoas, entre médicos hematologistas, hemoterapeutas e residentes, acadêmicos de Medicina, profissionais multidisciplinares, gestores, indústria farmacêutica, instituições de saúde e associações de pacientes, dentre outros.

Algumas inovações figuram no congresso deste ano. Uma delas é a Arena HEMO Talks, onde serão discutidos temas paralelos à programação científica que vão desde acesso a tratamentos e as dificuldades de implementação de programas até desafios da especialidade e das Ligas Acadêmicas num ambiente de conversa entre debatedores e público.

“O formato tem o objetivo de gerar sugestões e ideias para a ABHH trabalhar. Também haverá destaque para novas tecnologias, como a terapia gênica para doenças hematológicas, atualização nas novas classificações de doenças, implementação de novas ferramentas diagnósticas, além de discussão de novos tratamentos em hematologia”, destaca o vice-diretor científico da ABHH e presidente do HEMO 2022, Dr. Rodrigo Calado.

Outros destaques

Nesta edição, o evento terá a presença de mais de 50 speakers estrangeiros, de 13 países. No sábado, às 10h30, a Conferência Magna será ministrada pela Dra. Cynthia Dunbar, do National Institutes of Health (NIH), cujo tema será “Hematologia na era da terapia gênica e edição do genoma”.

No dia 26 de outubro, serão realizadas as sessões em parceria com sociedades internacionais como a ASH sobre Doença Falciforme, ISBT sobre Imunobiologia e Granulócitos e PBM, EHA sobre Hematopoiese clonal e Síndromes Mielodisplásicas, EHOG sobre Medicina de Precisão e AIBE sobre projetos finalizados e novas propostas que prometem oferecer debates de alto nível e interação com colegas de todo o mundo. Além disso, uma Sessão Especial do Programa Um Só Sangue acontecerá durante a manhã.

Durante o HEMO, acontecerá ainda o 3º Simpósio do Programa de Apoio em Residência Médica da ABHH, o Painel de Acesso a Medicamentos e Incorporação de Novas Tecnologias, o Treinamento de Auditores, o Encontro de Enfermagem, o Simpósio de Ciências Biomédicas e o Simpósio de Odontologia, Psicologia e Captação de Doadores, entre outros. Além dos speakers internacionais, o evento terá a participação de mais de 400 especialistas brasileiros, enriquecendo as discussões durante o congresso.

Para o presidente da ABHH, Dr. José Francisco Comenalli Marques Júnior, o HEMO 2022 será o reencontro e o recomeço de um congresso em evolução nos últimos anos, que nem mesmo a pandemia, com seus desafios, foi capaz de frear. “Para este ano, esperamos a continuidade e a amplificação do sucesso do último HEMO presencial, em 2019, sem desconsiderar o resultado impecável dos nossos dois congressos online em 2020 e 2021, muito elogiados nos quatro cantos do mundo por terem atingido seus objetivos educacionais, científicos e sociais de uma maneira exemplar e com alcance que muito nos surpreendeu”, finaliza.

Sobre a ABHH

 A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) nasceu da fusão da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH) com o Colégio Brasileiro de Hematologia (CBH). Hoje, a instituição conta com mais de 4 mil associados, após ter sido a primeira junção de entidades associativas do País.

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Danilo Gonçalves – danilogoncalves@rspress.com.br

Jéssica Cunegundes – jessicacunegundes@rspress.com.br

Stephanie Barreto – stephaniebarreto@rspress.com.br