Conheça o projeto ABHH Patient Blood Management (ABHH-PBM)

A ABHH informa que  iniciou novo projeto temático da instituição denominado “ABHH Patient Blood Management (ABHH-PBM)”, voltado a promover a conscientização, educação, capacitação e desenvolvimento de novos modelos de cuidados dos pacientes apoiados nos conceitos mais novos de gerenciamento e manejo do sangue do paciente.

A iniciativa atende a uma chamada promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2021. O objetivo central do PBM é melhorar os resultados clínicos dos pacientes, enquanto economiza recursos de saúde e reduz custos. Outros importantes fatores estão ligados a implementação sistemática, educação continuada, integração multidisciplinar e multiprofissional do PBM são também pilares nesse processo.

Deste modo, a ABHH decidiu responder a essa chamada da OMS lançando esse Projeto ABHH-PBM no qual envidará esforços de gerar referências técnicas abalizadas aos profissionais envolvidos na Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, bem como para outras áreas da saúde que lidam com a jornada do paciente no tocante à prática hemoterápica.

Como tem feito em sua história, a ABHH também envidará esforços em cooperar e interagir com outras entidades médicas e governamentais para acelerarmos o conhecimento relacionado ao PBM, fortalecendo assim sua missão de prezar pela qualidade e equidade no tratamento dos pacientes.

Para coordenar esse Projeto, foi convidado o Dr Guilherme Rabello, Head de Inovação no Instituto do Coração do HCFMUSP), um especialista reconhecido na área de PBM e que tem atuado em diferentes frentes nacionais e internacionais nesse tema. Ele estará acompanhado pelo Prof. Dr Dante Langhi, Diretor da ABHH e hemoterapeuta da UNIFESP e Santa Casa de São Paulo, além de representantes da gestão da ABHH. Serão também convidados outros especialistas da ABHH e de áreas multiprofissionais para os grupos de trabalho que serão criados para o Projeto.

Estamos confiantes dos positivos resultados que tal iniciativa da ABHH terá, e convidamos a todos os membros interessados a que acompanhem os trabalhos e participem desta jornada!