CONQUISTA DA ABHH:  BORTEZOMIBE, MEDICAMENTO PARA TRATAMENTO DE MIELOMA MÚLTIPLO FOI INCORPORADO PELO SUS

Medicamento para tratamento de mieloma múltiplo, Bortezomibe entra para o rol oferecido pelo SUS

ABHH submeteu medicamento à CONITEC e acompanhou de perto processo de incorporação que durou um ano

O Bortezomibe, usado para tratamento de mieloma múltiplo, acaba de ser incorporado ao rol dos medicamentos do Sistema Único de Saúde. Tal ação encerra um processo de quase um ano em que os Comitês Científico de Mieloma Múltiplo e o de Acesso da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) batalharam junto à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para a incorporação do medicamento no sistema público de Saúde.

“Este é um medicamento consagrado há mais de quinze anos e é imprescindível que esteja disponível no SUS. Cumprindo seu papel científico e político, a ABHH acompanhou de perto todas as etapas, inicialmente, realizando três submissões do medicamento à CONITEC, depois apoiando e divulgando a consulta pública e, agora, estamos felizes com a resolução da incorporação”, afirma o Coordenador do Comitê de Acesso a Medicamentos da ABHH, Dr. Angelo Maiolino..

A disponibilização do medicamento vai beneficiar muitas pessoas que necessitam do tratamento, uma vez que é essencial para tratamento em primeira linha, pacientes elegíveis e não elegíveis ao transplante e para os que sofreram recidiva, ou seja, em torno de 10 mil pacientes.

“Esta é mais uma conquista, baseada em profissionalismo e seriedade da ABHH, que tem elaborado sólidas diretrizes, incluindo estudos farmacoeconômicos, expondo evidências científicas, atuando junto a instâncias públicas para aprovação e incorporação ao acesso à medicamentos”, finaliza Maiolino.