Consulta Pública da CONITEC Nº 15 Rituximabe – para o tratamento de primeira linha da Leucemia Linfocítica Crônica.

A ABHH através do seu Programa de Acesso e Equidade, vem corroborando para que medicamentos essenciais sejam incorporados no tratamento dos pacientes que sofrem com as doenças do sangue.

A leucemia linfocítica crônica (LLC) é uma doença monoclonal linfoproliferativa, que acomete principalmente idosos e homens. Clinicamente se caracteriza pela proliferação com posterior acúmulo de linfócitos de células B maduros, mas com disfunção imunológica. Os principais locais de LLC primária são os linfonodos, o baço, a medula óssea e o sangue periférico.

Na maioria dos pacientes, a LLC apresenta-se de forma assintomática, sendo identificada através de exames de rotina. É o tipo de leucemia mais comum nos países ocidentais, representando até 30% de todos os casos de leucemia nesses países. Em estudo que avaliou a carga da LLC entre 1990 e 2019 no mundo, podemos observar uma evolução da incidência da doença, acompanhado do aumento da sua carga, o que afeta tanto pacientes quanto sociedades e indica a necessidade de realocação de recursos médicos para atender a esse grupo.

Opine na Consulta Pública N. 15 do medicamento RITUXIMABE ASSOCIADO À QUIMIOTERAPIA COM FLUDARABINA E CICLOFOSFAMIDA PARA O TRATAMENTO DE PRIMEIRA LINHA DA LEUCEMIA LINFOCÍTICA CRÔNICA e ajude para que os pacientes com LLC no SUS tenham acesso a terapias capazes de reduzir a carga da doença e prolongar a sua sobrevida.

Confira o ofício, clicando aqui. 

#abhhoficial #hematologia #oncohematologia #equidadeabhh #equidade #advocacy #patientadvocacy #acessoamedicamentos #sus