Coordenador dos Comitês Técnicos da ABHH implementa política de atenção primária de destaque no SUS de Campinas

Em recente entrevista ao programa 90 Minutos, da Rádio Bandeirantes, o Dr. Carmino Antonio de Souza, coordenador dos Comitês Técnicos Científicos Assessores da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), falou sobre a contratação de 160 médicos generalistas na rede pública de saúde de Campinas (SP), onde é Secretário Municipal da Pasta.

De acordo com o Dr. Carmino, a política visa resolver a alta demanda na atenção básica de saúde e o problemas das filas. “Eles têm de ter capacidade de resolver a maior parte dos problemas do homem, da mulher e da criança. Quando observar uma necessidade que precisa de um especialista, ele encaminhará”, diz o médico hematologista e gestor, que complementa: “Há uma política nacional de fortalecimento da saúde e comunidade”.  Dos profissionais a serem contratados, 120 serão de Saúde da Família e Comunidade.

Esse modelo tem sido visto como uma referência na resolução do gargalo na atenção à saúde nas unidades básicas. Pois, boa parte do atendimento será feito na atenção primária, evitando marcações de consulta desnecessárias com especialistas. O generalista faz a triagem e chegam à atenção especializada apenas casos necessários.

Saiba mais, lendo os textos na íntegra abaixo.