COVID-19: Comunicado conjunto em defesa das medidas de segurança recomendadas até o momento

Vimos por meio deste comunicado conjunto reforçar à população a importância de mantermos todas recomendações que têm sido indicadas como forma de combater o novo coronavírus até o momento. Reiteramos que todos aqueles que podem manter-se em distanciamento social devem fazê-lo, pois estão colaborando para proteger as vidas dos nossos idosos que temos em nosso País e, também, das crianças, jovens e adultos que neste momento estão em tratamento hematológico, oncológico e onco-hematológico, bem como aquelas que aguardam por um transplante de medula óssea ou foram recentemente transplantadas.
Estes são pacientes que tem seu sistema imune comprometido, devido à sua condição de saúde, o que os torna mais suscetíveis às complicações da Covid-19, tanto quanto idosos, ou pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e tantas outras.Sem o distanciamento social, esta população estará em maior risco de sofrer os agravos que uma infecção pelo novo coronavírus pode lhes causar.
Portanto, reiteramos que as medidas não devem ser flexibilizadas, para que possamos proteger a nossa população, seja qual for a idade.
Nós, da ABHH, SBTMO e SOBOPE, somos sociedades de especialidades médicas que lutam para promover educação, fomentar a produção científica e contribuir com o aperfeiçoamento da prática médica e de todos os profissionais que compõem as equipes multidisciplinares.
Por isso, à luz da ciência e também com base nas experiências das medidas de segurança no combate à Covid-19 que países como China e Itália – levando em conta erros e acertos, reiteramos veementemente para manter as orientações de isolamento.
Juntos, podemos passar por isso!
25 de março de 2020
Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH)
Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO)
Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE)