DF: em sessão na Câmara, ABHH pleiteia que 29/10 seja o Dia Nacional do Hematologista e Hemoterapeuta

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (19) a Audiência Pública, requerida pelo Deputado Federal Celso Russomano, para pleitear a  instituição oficial do Dia Nacional do Hematologista e Hemoterapeuta em 29 de outubro, data da fusão entre a Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH) com o Colégio Brasileiro de Hematologia (CBH), que originou a ABHH.

Na abertura, o presidente Dr. José Francisco Comenalli Marques Jr. exaltou a importância da especialidade para a sociedade como um todo, na descoberta de tratamentos inovadores e figurando em grandes feitos históricos da Medicina. “Diversas técnicas que surgiram a partir do fracionamento do sangue, técnicas mais inovadoras de combate a cânceres do sangue e diagnósticos de HIV e hepatites”, ressaltou pouco antes de ser corroborado pelo vice-presidente, Dr. Angelo Maiolino que evidenciou as iniciativas de acesso e equidade da ABHH.

A Diretoria de Comunicação, representada pelos Drs. Renato Tavares e Jorge Vaz, também deu sua contribuição durante a sessão. Vaz destacou a dedicação especial da ABHH em buscar proporcionar a excelência no atendimento da população tanto no sistema público quanto no privado, atuando em uma frente ampla através do Comitê de Acesso a Medicamentos. Citou também os avanços em TMO, coordenado pelo Ministério da Saúde, com respaldo irrestrito da Associação. “Uma forma de corroborar com o desejo de termos o Dia é trazer ao conhecimento da população todos nossos esforços”, completou Tavares.

O Dr. Marcelo Jorge Carneiro de Freitas, diretor técnico do Hemocentro de Brasília, também exaltou a nova iniciativa da ABHH, o projeto ABHH+PBM, como uma importante frente de manejo do sangue do paciente, atendendo a um chamado recente da OMS. Em sua fala, o Dr. Eduardo Flávio, membro do Comitê Equidade ABHH, que também compunha a mesa, fez referência ao papel da Hematologia no aprimorados transplantes de órgãos, e disse que se sentia orgulhoso de poder representar a comunidade de médicos hematologistas/hemoterapeutas. Ele também mencionou que a data de 29/10, inclusive, coincide com seu aniversário.

Também participou desta audiência o presidente do Conselho Deliberativo da ABHH, José Eduardo Bernardes, que foi o idealizador deste projeto. Bernardes de maneira elucidativa explicou as áreas de atuações do hematologista e hemoterapeuta.

No encerramento, Russomano informou que agora a Comissão vai apresentar o PL no plenário da Câmara, a fim de que se possa chamar atenção do Brasil sobre a importância dessa especialidade. Além de Russomano, também participaram da sessão os Deputados Weliton Prado, presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer, e Gilson Daniel.

A ABHH reconhece a importância dos hematologistas e hemoterapeutas em nosso país para o progresso da especialidade e para o fomento de políticas públicas mais assertivas.

Acompanhe os desdobramentos deste pleito!