Dr. José Francisco Comenalli Marques Junior assume a presidência da ABHH

Durante a cerimônia de posse, que aconteceu no HEMO PLAY 2021, em outubro passado, o agora presidente da ABHH (2022-2023), Dr. José Francisco Comenalli Marques Junior, orientou que seu discurso fosse publicado nos canais de comunicação da ABHH.

“É com muita honra e ciente da enorme responsabilidade que assumo a Presidência da ABHH, órgão oficial representativo da Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular pela Associação Médica Brasileira, a AMB.

Começo me perguntando: ser presidente da ABHH, para mim, é um projeto pessoal? Com toda sinceridade, para o momento, NÃO! Mas para o futuro, sim! Explico: No momento quero servir! No futuro, quero ser lembrado por ter servido bem! Esse, sim, é o meu projeto pessoal. Em tudo que faço! Vou solicitar a publicação desse texto, por escrito, em nossos canais de comunicação, para ser cobrado mais facilmente quanto ao seu conteúdo. Ficarei só 2 anos! Faço aqui o compromisso da não reeleição! O que não conseguir fazer em 2 anos, muito provavelmente não conseguiria em 4! Sou a favor da alternância de gestão!

Denomino “Gestão”. Não “Poder”.

Poder é mandar, impor, dominar. Gestão é gerir, multiplicar, perenizar. Como já ensinava Carl Jung: “Onde o amor impera, não há desejo de poder, e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.” Querem maior exemplo o quê estamos vivendo? O ódio sendo instrumento para se garantir o poder?

Lembro também de Ulysses Guimarães quando disse: “Não são os cargos que dão liderança. Cargos têm um tempo. As lideranças autênticas permanecem no tempo”. E temos vários exemplos na Hematologia! Mas isso não impede de fazer uma gestão do meu jeito, de como gosto de atuar, com minhas características próprias de propor soluções e enfrentar desafios.

Meu principal foco será a Sustentabilidade Intelectual! Essa será a pavimentação do meu horizonte! Essa será a visão da minha atuação como presidente da ABHH! Mas, o que quero dizer com Sustentabilidade Intelectual? É ouvir a todos e a tudo! É dar importância ao que possa contribuir! É não aceitar ou concordar com tudo que o Amigo fala e não discordar ou refutar de tudo que o não amigo sugere! É o equilíbrio do contraditório! Simples assim!

Por fim, a vida é uma colcha de retalhos! E por experiência e vivência próprias, digo com convicção: Quanto mais colorida, melhor!

Muito obrigado pela oportunidade! Muito obrigado pela confiança! Muito obrigado pela ajuda até aqui, e a que certamente virá! E que precisarei! Dependemos uns dos outros! E juntos continuaremos a construção constante de uma ABHH cada vez mais forte, atuante e eficiente!”

José Francisco Comenalli Marques Junior
Com muita honra e responsabilidade, Presidente da ABHH Gestão 2022-2023