Fórum sobre acesso à medicação no Brasil busca ampliar a participação de sociedades de especialidades junto ao poder público

Com o objetivo de promover o debate sobre acesso e incorporação de drogas inovadoras hematológicas, a ABHH promove o II Fórum sobre Disponibilidade de Acesso à Medicação no Brasil durante o HEMO 2019, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento é uma iniciativa do Comitê de Acesso a Medicamentos da Associação, coordenado pelo Dr. Angelo Maiolino.

Além desses temas, serão discutidos o desabastecimento de remédios essenciais para o tratamento onco-hematológico na saúde pública e suplementar, o impacto financeiro que a não incorporação de medicações atuais causam nos estados e municípios e acompanhar o andamento das demandas da ABHH frente à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (MS).

Na 1ª edição do Fórum, realizado em fevereiro, os 250 participantes tiveram a oportunidade de debater o acesso a medicação com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) e sociedades médicas, como Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (Sobrafo) e a própria ABHH, entre outras.

 

Luta pelo acesso a medicamentos

Em continuidade ao trabalho do Fórum, a ABHH disponibilizou um documento sobre o Fórum com as principais demandas para a atenção onco-hematológica no País, que serve também como guia para geradores de políticas públicas em saúde, profissionais da área e usuários do SUS.

Em abril, o vice-presidente, Dr. José Francisco Comenalli Marques Júnior, e o diretor de Defesa Profissional da Associação, Dr. Jorge Vaz, reuniram-se com o secretário da Assistência Farmacêutica do Ministério, Dr. Denizar Vianna, em Brasília (DF), para apresentar o documento. O andamento deste encontro será apresentado durante essa segunda edição.

 

HEMO 2019

Entre os dias 6 e 9 de novembro, a ABHH promove o HEMO 2019. O encontro é o maior congresso da especialidade da América Latina e o terceiro maior do mundo e reunirá os principais especialistas do Brasil e do mundo nas áreas de hematologia, hemoterapia e terapia celular. A expectativa é que o evento reúna mais de 5 mil participantes e 400 palestrantes nacionais e internacionais, além de 1.500 trabalhos científicos. Inscreva-se em www.hemo.org.br.