No Rio, ABHH defende 15 indicações de medicamentos durante importante reunião técnica na ANS

Representantes da Diretoria e de Comitês da ABHH participaram de importante reunião técnica para análise de propostas de atualização do Rol ciclo 2019-2020 esta semana. A Associação defendeu 15 indicações de medicamentos após minucioso trabalho dos comitês científico e de acesso.

Na avaliação do Dr. Angelo Maiolino, diretor do comitê de acesso a medicamentos da ABHH e participante da reunião, a Associação teve protagonismo muito positivo durante as apresentações que duraram dois dias com intensos debates. “A reunião foi de alto nível e superou nossas expectativas”, comenta ao ressaltar ainda que alguns contrapontos esperados foram colocados pelos técnicos da ANS, como custos elevados, por exemplo.

Maiolino destaca ainda que algumas das drogas apresentadas já foram aprovadas há algum tempo em outros países, ou seja, são consagradas. Outras, por sua vez, têm processo de desenvolvimento mais recente.

É importante lembrar que a ABHH tem constantemente se organizado no sentido de ouvir os atores envolvidos no acesso a medicamentos e, de forma cada vez mais efetiva, sistematizar o processo de submissões, cumprindo seu papel perante os especialistas que representa e à sociedade civil. Assim, o Fórum de Acesso a Medicamentos, que teve sua segunda edição durante o HEMO 2019, se propõe a ouvir as demandas de pacientes e indústria, e o Comitê Científico, por sua vez, analise o aspecto técnico das potenciais indicações.

Os resultados da reunião com a ANS têm previsão de serem divulgados em novembro, pois ainda haverá um processo de deliberação técnica das propostas apresentadas, consulta pública, quando novamente a ABHH terá papel determinante para viabilizar o avanço das propostas.