Nota conjunta da ABHH, SOBOPE e SBTMO sobre desabastecimento do dasatinibe

Em ofício endereçado ao Secretário de Atenção Especializada à Saúde/Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Jr., ABHH, SBTMO e SOBOPE expõem a preocupação quanto ao desabastecimento do medicamento Sprycel® (dasatinibe) nas apresentações 20mg e 100mg. A droga é usada no tratamento de pacientes com leucemia mielóide crônica (LMC).

Em comunicado enviado às sociedades de especialidade e associações de pacientes em 8 de março, a farmacêutica Bristol Myers Squibb informou que as apresentações estão com baixo estoque, o que precede risco de fornecimento intermitente no Brasil, “devido ao aumento inesperado de demanda durante transição de planta fabril para produção do medicamento”.

A BMS informa ainda que a previsão de normalização é no próximo maio. O comunicado diz também ser “importante ressaltar que essa situação não está relacionada à qualidade, eficácia ou à segurança do produto, as quais permanecem reconhecidas e devidamente comprovadas”.

A farmacêutica também diz ter informado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária no dia 29 de fevereiro, e reforça estar fazendo esforços para resolver a situação com menor impacto possível.

Na nota conjunta, ABHH, SOBOPE E SBTMO ressaltam que os inibidores de tirosina quinase revolucionaram o tratamento da LMC, tornando a sobrevida dos pacientes à da população que não convive com a doença. “No entanto, a maioria dos pacientes necessita de tratamento contínuo e ininterrupto para manter a resposta adequada”, informa a nota.

Clique aqui e confira a nota na íntegra.