Parecer favorável da ANS para 13 indicações feitas pela ABHH é grande avanço de Acesso

De 16 submissões feitas pela ABHH para a atualização do Rol da ANS, 13 indicações receberam parecer favorável para incorporação de antineoplásicos orais para tratamento de mieloma múltiplo, síndrome mielodisplásica, LMC, LMA e Leucemia linfocítica Crônica. “Em um ano tão desafiador em que muitos órgãos federais tiveram seus processos impactados, direta ou indiretamente, pela pandemia, podemos dizer que esta é uma grande conquista do trabalho da ABHH e, claro, um avanço aos pacientes”, comenta o Dr. Angelo Maiolino, Diretor da ABHH e coordenador do Comitê de Acesso a Medicamentos da Associação.

Vale lembrar que, no sistema suplementar, o papel de incorporação de medicamentos cabe à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de acordo com a Lei nº 9,961/1999. É ela que determina inclusão ou exclusão de procedimentos e suas diretrizes de utilização, assim referendando as intervenções passíveis de cobertura.

A ABHH agora convida toda a comunidade para se manifestar através da consulta pública n. 81 para o ciclo do Rol 2019/2020 da ANS. Todas as submissões estão disponíveis neste link e a participação da sociedade é fundamental.

http://www.ans.gov.br/participacao-da-sociedade/consultas-e-participacoes-publicas/consulta-publica-n-81-atualizacao-do-rol-de-procedimentos-e-eventos-em-saude-ciclo-2019-2020