Primeiro dia do Brazilian Lymphoma Conference 2022 tem estreia de sessões de discussão de casos

O primeiro dia da 12ª edição do Brazilian Lymphoma Conference superou as expectativas. Pontualmente às 13h30, o presidente da ABHH, Dr. José Francisco Comenalli Marques Jr., abriu oficialmente o maior evento sobre linfoma da América Latina, reforçando que serão quatro dias intensos, com muita divulgação científica, sendo uma grande oportunidade para se saber mais sobre a doença.

Em seguida, o presidente e organizador do BLC, Dr. Carlos Chiattone, também deu as boas-vindas aos participantes e destacou que a cada ano o evento se supera; seja no número de speakers, que neste ano serão 34, de 23 países, além do Brasil, quanto no número de participantes. “Eventos virtuais permitem que consigamos trazer mais palestrantes, o que torna o evento ainda mais grandioso”, disse, ao comentar que uma das novidades deste ano são os estudos de casos clínicos.

A primeira sessão do dia foi sobre Linfomas Agressivos. Moderada pelo Dr. Guilherme Perini, contou com a participação do médico português, Dr. José Cabeçadas, que falou sobre Linfoma difuso de células B e a nova categoria de linfoma de células B de alto grau. Na sequência, foi a vez do médico inglês, Dr. Graham Collins, falar sobre o tratamento de primeira linha para DLBCL, abordando se o R-CHOP finalmente foi superado.

A segunda sessão também foi sobre Linfomas Agressivos. Moderada pelo Dr. Daniel Tabak, teve como participantes o médico norte-americano, Dr. John Leonard, que trouxe o tema: Sequenciamento de Terapia em Linfoma Difuso de Grandes Células B recidivado/refratário, e a médica canadense, Dra. Kerry J. Savage, que falou sobre Linfoma de Células B Primário do Mediastino: fatores prognósticos e abordagens terapêuticas. Finalizando as suas sessões e para reforçar os temas abordados, os participantes participaram de um “perguntas e respostas” com os moderadores e os speakers das sessões um e dois.

Após o simpósio corporativo da Roche, foi dado início à terceira sessão, mediada pela Dra. Talita Silveira. O assunto? Linfomas & Sistema Nervoso Central. Os convidados foram a médica australiana, Dra. Katharine Lewis, que falou sobre a profilaxia do SNC para linfomas agressivos, trazendo algumas reflexões, como se já se chegou a uma conclusão final e se há uma recomendação de consenso para 2022, e o médico italiano, Dr. Andrés Ferreri, que trouxe o tema: tratamento do linfoma primário do SNC: o que há de novo?

A Dra. Juliana Pereira foi a moderadora da quarta sessão, que tratou do seguinte assunto: Linfomas em Idosos. O primeiro tema abordado foi LDGCB no Idoso: como avaliar e tratar? O responsável foi o médico italiano, Dr. Stefano Luminari. Já o médico australiano, Dr. John Kuruvilla, falou sobre Linfoma de Hodgkin em idosos, abordando os resultados e o papel das novas abordagens. Ao final, os participantes participaram de mais um “perguntas e respostas”, com os moderadores e speakers das sessões três e quatro.

Novidade deste ano, a quinta sessão foi a discussão de casos clínicos. Os moderadores foram os médicos, Dra. Marcia Delamain e o Dr. Marcelo Bellesso. O primeiro caso foi Linfoma de Hodgkin & Gravidez, trazido pela Dra. Irene Biasoli. Já o Dr. Rafael Gaiola, responsável pelo segundo caso, abordou o tema Linfoma Agressivo & Insuficiência Cardíaca, e, o terceiro caso discutido foi Linfoma Associado a Implante. A responsável foi a Dra. Natália Zing.

Finalizando o primeiro dia, mais uma sessão de “Perguntas e Respostas”, agora sobre os casos clínicos, foi feita. E uma notícia de última hora: até agora, mais 800 pessoas já estão inscritas.

Saiba mais, acompanhe a programação e inscreva-se em www.abhheventos.com

Use as #blc2022 e marque a @abhhoficial em suas publicações nas redes sociais!