Primeiro dia do Hemo 2018 reúne mais de 4 mil pessoas; amanhã serão abertas as áreas de exposição

Começou hoje, 31, o Hemo 2018 em São Paulo. O evento, considerado o maior evento de hematologia, hemoterapia e terapia celular da América Latina e terceiro maior do mundo, reuniu mais de 4 mil pessoas no Transamerica Expo Center para debater doenças ligadas ao sangue, novos tratamentos e políticas públicas, entre outros.

O congresso da ABHH recebeu o Simpósio de Síndrome Mielodisplásica da MDS Foundation, realizado pela primeira vez fora do eixo Estados Unidos-Europa. O encontro abordou diferentes tópicos da SMD, desde a predisposição hereditária para o desenvolvimento de neoplasias mieloides até a hematopoiese clonal relacionada à idade e suas implicações clínicas.

O simpósio contou com a participação da Dra. Silvia Magalhães, coordenadora do Comitê de Síndromes Mielodisplásicas da ABHH, do Dr. Stephen Nimer, diretor da Sylvester Comprehensive Cancer Center, e do Dr. Marcelos Lastrebner, professor da Universidade de Buenos Aires, entre outros convidados nacionais e internacionais.

Neste primeiro dia também aconteceu o I Simpósio Conjunto de Atualização em Hemostasia e Trombose, uma parceria da ABHH com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Sociedade de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). No inicio da reunião foram abordados o diagnóstico, fatores de risco, profilaxia e manejo do tromboembolismo venoso. À tarde o debate foi centrado em terapias antitrombóticas, anticoagulação oral e situações especiais, como AVC criptogênico e novos antiagregantes plaquetários.

Na parte da manhã a ABHH realizou o II Curso de Pesquisa Clínica, com apoio da Clinical Research Training Institute, ligada à American Society of Hematology e que oferece workshops gratuitos durante o Highlights of Ash in Latin America. Em 2019 o evento acontecerá na cidade de Lima, no Peru.

A ABHH também promoveu a atualização em hemoterapia laboratorial, treinamento de auditores do programa de acreditação AABB e ABHH e eventos sobre a formação do médico hematologista e anemia.

Amanhã acontecerão os programas educacionais da ABHH em hemoterapia; hematologia pediátrica; hematologia laboratorial; anemias; hemostasia e trombose; onco-hematologia e citometria de fluxo. Os congressistas também poderão participar do 18° Encontro de Enfermagem em Hematologia, Hemoterapia e Transplante de Medula Óssea, trazendo aulas sobre a importância da enfermagem no paciente onco-hematológico ou com doenças hematológicas. Além disso, também ocorrerá o 12º Simpósio de Gestão em Unidades de Hemoterapia e a Super Quinta, com os principais workshops corporativos.