Primeiro dia do LAG-LLC 2022 é marcado por participantes de mais de 20 países

O primeiro dia da conferência latinoamericano Leucemia Linfocítica Crônica (LAG-LLC 2022), contou com a colaboração de líderes internacionais, médicos e cientistas regionais interessados na LLC e doenças linfoproliferativas. Logo no começo, o presidente, Dr. Carlos Chiattone deu as boas-vindas aos participantes.

A primeira sessão do dia, tratou sobre Manejo de primeira linha,  que evoluiu muito nos últimos anos, com a introdução de novas terapias e a identificação de novos marcadores genéticos, o tema foi ministrado pelos Doutores Bárbara Eichhorst (GER), John Byrd (USA) e Othman Al-Sawaf (GER). Na sequência, o fórum trouxe um debate sobre as novas terapias para leucemia, microambiente tumoral, de Células T Auxiliares Foliculares, moderados pelos palestrantes dos USA, Thomas Kipps e Jan Burger.

Durante a tarde, tivemos o simpósio corporativo sobre o padrão de tratamento de primeira linha em pacientes elegíveis ministrados pelo Dr. Javier Pinilla. Os médicos Thiago Xavier e Carsten Niemann explicaram sobre os tipos de tratamentos atuais e perspectivas futuras no segundo seminário.

Por fim, a última sessão do dia, explicou sobre estudos clínicos, explanando sobre qualidade de vida em pacientes com leucemia na Argentina, com a especialista Maria Jose Mela. A sessão contou ainda com a participação da doutora Carolina Oliver, que palestrou sobre o grupo uruguaio de pesquisa translacional em LLC. Além de estudos internacionais, também tiveram debates sobre a Estrutura genômica dos Marcadores Prognósticos na LLC em pacientes brasileiros, com Gerson Moura Ferreira. E finalizando o evento, o Dr. Carlos Sérgio Chiattone retratou sobre a Leucemia em países com menos recursos.