Primeiro dia do Simpósio Brasileiro sobre Hemoderivados tem audiência engajada e importantes em debate 

O primeiro dia do Simpósio Brasileiro sobre a Produção de Hemoderivados, coordenado pelos Drs. Dante Langhi e Dimas Tadeu Covas, especialistas e estudiosos da área, também Diretores da ABHH, trouxeram discussões abrangentes e relevantes. Os temas abordados incluíram “Hemoderivados: Necessidades e Oferta”, “Saúde e a Constituição Brasileira”, “Arcabouço Legal do Sangue no Brasil” e “Imunoglobulinas: Usos e Mecanismos de Ação”.

A programação contou com a participação de destacadas personalidades da área.

Na abertura, Langhi Jr., adentrou à discussão sobre sangue e hemoderivados. O Diretor ressaltou o papel central da ABHH na busca por melhores práticas terapêuticas para os pacientes brasileiros. O foco agora é direcionado aos medicamentos derivados do plasma.

O simpósio visa a promover uma discussão completa e responsável, abordando aspectos técnicos, científicos, legais, políticos e éticos. Ao final do evento, a expectativa é obter uma compreensão mais clara das necessidades do Brasil em relação ao plasma.

O Dr. Dimas Covas, por sua vez, trouxe à programação uma reflexão sobre as “Necessidades e Oferta” de hemoderivados. “Ao explorar a necessidade e oferta, torna-se evidente que satisfazer a demanda por Imunoglobulina requer impressionantes 74 milhões de litros de plasma. É importante notar que este número é impossível de ser atendido exclusivamente através da doação de sangue total” destacou.

Destaque do dia, Camila Pintarelli, acadêmica que acompanha a temática, acrescentou insights valiosos em sua apresentação. Ela abordou a relevância da PEC 10/22, que tem como objetivos essenciais evitar o desperdício, cumprir as recomendações do TCU e do Ministério Público, e aprimorar a doação. “É perceptível que há espaço para melhorias na legislação, e essas melhorias só podem ocorrer quando debatemos o assunto”, destacou Camila.

Este primeiro dia de simpósio ofereceu um panorama abrangente sobre a produção de hemoderivados no Brasil, trazendo à tona questões de grande relevância para a área da saúde.

Para encerrar, em nome da ABHH, os Drs. Dante e Dimas agradeceram a todos os presentes por sua participação, colaboração e apoio. Eles estenderam um convite para se juntarem novamente no dia seguinte, quando a programação contará com a presença do Senador Nelsinho Trad, proponente da PEC 10/22, em tramitação no Congresso Nacional.