Projeto +PBM atende a chamado da OMS para manejo eficiente do sangue do paciente

Em parceria com a Rede para o Avanço do Gerenciamento de Sangue de Pacientes, Hemostasia e Trombose (NATA, da sigla em inglês), a ABHH criou o +PBM. A iniciativa tem como objetivos promover a segurança e o empoderamento do paciente e melhorar os resultados relacionados à coleta, ao gerenciamento e à preservação do sangue.

Voltado à formação e informação de sócios da ABHH e outros profissionais sobre as práticas de PBM (Patient Blood Management), o Projeto também visa estabelecer parceria com sociedades médicas e outras instituições brasileiras e internacionais para melhorar as práticas relacionadas ao sangue centradas no paciente.

Segundo o Dr. Guilherme Rabello, coordenador do Projeto, o +PBM tem seu foco no paciente do qual é coletado o sangue e na gestão desse sangue em diálogo com o paciente, identificando possíveis doenças e encaminhando o paciente para o tratamento. “A ABHH acredita no chamado da Organização Mundial da Saúde, a OMS, e criou esse Projeto para melhorar os resultados clínicos dos pacientes, enquanto economiza recursos de saúde e reduz custos”.

Iniciativa internacional
Em 2021, a OMS publicou o documento “The Urgent need to implement Patient Blood Management” sobre a necessidade de implementar em escala global projetos voltados ao Gerenciamento de Sangue do Paciente e, no ano seguinte, a prestigiada revista científica Anesthesia & Analgesia publicou o artigo “A Global Definition of Patient Blood Management” em que traz uma definição mais clara sobre as práticas de PBM.

O PBM é uma abordagem centrada no paciente, sistemática e baseada em evidências para melhorar os resultados relacionados à coleta, ao gerenciamento e à preservação do sangue ao mesmo tempo em que promove a segurança e o empoderamento do paciente.

Em aspectos gerais, o PBM visa realizar a triagem e o diagnóstico mais efetivo de doenças do sangue durante a coleta, minimizar perdas de sangue durante seu gerenciamento e apoiar os pacientes no tratamento adequado. Para isso, deve contar com profissionais de diversas áreas, como médicos de diferentes especialidades, enfermeiros, bem como advogados, entre outros.(1)

Diferentes abordagens
Ainda praticada nos serviços de hemoterapia, a abordagem do “Uso ideal de sangue” tem como características: enfocar a tomada de decisão relacionada à transfusão; promover a prática transfusional baseada em evidências; empregar o consentimento informado; e procurar melhorar a utilização de componentes sanguíneos.

No entanto, essa abordagem é mais focada no sangue que nos próprios pacientes.

Assim, as práticas de PBM:

● Concentram-se na tomada de decisão focada na pessoa e em sua saúde do sangue;
● Promovem terapias para anemia, sangramento e coagulação;
● Empregam a escolha informada, no diálogo com o paciente;
● Procuram proteger e melhorar a qualidade do próprio sangue da pessoa.

Segundo o Dr. Dante Langhi, um dos integrantes do Projeto e membro da diretoria da ABHH, a Associação ocupa um lugar de mediadora e difusora das práticas de PBM. “A ABHH entendeu que o papel da sociedade médica nesse Projeto é a inter-relação com todas as possíveis sociedades médicas que se interessem em participar. Afinal, como sabemos a prática transfusional é multidisciplinar e multiprofissional. Além disso, vamos usar nosso know-how para que essa iniciativa seja bem sucedida”, conclui.

Saiba mais também acessando:
https://www.youtube.com/watch?v=V1-iIHN_KZo&t=5s

1. Shander A. et al. A Global Definition of Patient Blood Management. Anesth Analg. 2022 Sep 1;135(3):476-488.

World Health Organization. ( 2021) . The urgent need to implement patient blood management: policy brief.
World Health Organization. https://apps.who.int/iris/handle/10665/346655.