REALIZAÇÃO DE SOROLOGIA PARA AVALIAR A RESPOSTA IMUNOLÓGICA ÀS VACINAS COVID-19

A pandemia da doença (COVID-19) causada pelo SARS-CoV-2 não só representa uma emergência de saúde global, como também provocou profundas mudanças na sociedade. Durante esse período de crise, pesquisadores de todo o mundo têm se esforçado para conter a doença, agindo em diferentes frentes, seja por meio de prevenção, incluindo a vacinação e as medidas não farmacológicas de mitigação, assim como na busca por métodos diagnósticos e estratégias terapêuticas eficientes.

O objetivo precípuo de um programa de vacinação é prevenir a morbi-mortalidade associada a doenças infecciosas. Até o momento, há evidências de que as vacinas licenciadas pelos órgãos regulatórios de diversos países se mostraram eficazes e seguras, o que torna a vacinação contra o SARS-CoV-2 uma ferramenta eficaz incontestável para redução de hospitalizações, formas graves e óbitos por COVID-19. Isto vem sendo demonstrado em países com processos de vacinação mais avançados.

Confira a orientação sobre a realização de sorologia para avaliar a resposta imunológica às vacinas covid-19, elaborado pelo Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19 da AMB o qual a ABHH faz parte, clicando aqui.