Sabia que novembro foi um ótimo mês de Equidade?
NOVEMBRO DE 2023 FOI UM GRANDE MÊS PARA QUEM ESTÁ ATENTO À EQUIDADE

📍 Novembro por si só carrega uma data que acaba de ganhar repercussão nacional, o Dia da Consciência Negra. O Comitê Equidade ABHH tem olhado para esta população, do ponto de vista das pesquisas clínicas, por exemplo, uma discussão forte aqui.

🩸 Sabemos que algumas doenças hematológicas, como as falciformes, têm predominância na população negra, como exemplo.


💡 Quase um mês após o HEMO 2023, que pela primeira vez uniu Acesso e Equidade em um dia exclusivo da programação, tivemos uma importante experiência de assistir a mesma temática como tema principal do Congresso da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), realizado no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Dr. Angelo Maiolino, coordenador do Comitê de Acesso e presidente eleito da ABHH, destacou o protagonismo da Associação e as ações conjuntas colaborativas com a SBOC no cenário da oncologia e hematologia nacional. Em alguns momentos de fala, o presidente da SBOC, Dr. Carlos Ferreira Gil, exaltou a ABHH “pelo trabalho sério em acesso a medicamentos e em equidade na saúde no Brasil”.


📈 Fechando novembro de 2023 em grande estilo, ainda falando de Equidade (claro), celebramos a aprovação de um projeto de lei (2952/2022), que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. Neste importante projeto aprovado e aguardando sanção presidencial, a ABHH teve e continua tendo importante atuação, tendo participado ativamente de Seminários, Audiências Públicas, frentes parlamentares e iniciativas coletivas junto a outras associações de especialidades e de pacientes.

👨🏻‍⚕ “Por meio da Política Nacional, teremos ações para o diagnóstico e tratamento do câncer em todo o território nacional, alcançando a diversidade da nossa população, o que também é um dos objetivos do nosso Programa Equidade”, disse o presidente da ABHH, Dr. José Francisco Comenalli Marques Jr., em uma das incidências da ABHH, durante participação em reunião com frentes parlamentares em Brasília, há pouco mais de um mês.


📆 O ano ainda não encerrou, seguimos atentos às nossas iniciativas transversais entre os comitês e pilares da ABHH e já temos uma boa notícia: o Comitê Equidade ABHH já realizou sua reunião de planejamento para 2024 e já temos prevista uma Jornada na Região Norte, com foco na discussão sobre a implementação do Projeto de Lei 2952/2022. Assim como concluiremos uma pesquisa nacional determinante para a continuidade de nossas movimentações pela essencialidade do tratamento hematológico.

📲 Em 2024, avançaremos também em Comunicação – com episódios do HEMO PLAY Podcast focados em Equidade ao longo do ano; e seguiremos no movimento de aproximação com a entidades internacionais ASH e o EHA para evoluir com ações sinérgicas em Equidade.

O Comitê agradece o apoio e atenção de todas as pessoas até aqui!


🔊 Nota: apesar de não ser uma notícia de novembro, mas de julho, Equidade em Estudos Clínicos foi tema de Editorial da revista científica HTCT. Vale conferir e compartilhar: https://www.htct.com.br/