Segundo dia do BLC 2023 tem falas fortes e debates sobre estudos avançados

Como tornar possível as discussões sobre tecnologias inovadoras que são discutidas em eventos com o #BLC2023? Na visão do Dr. Carlos Chiattone, em um dos painéis deste segundo dia de evento são muitos os fatores. “Com o debate sobre Equidade, a meu ver, a forma mais rápida de conseguir possibilitar acesso universal, é trazendo um número maior de estudos clínicos para o Brasil, pois estamos falando mais do que disponibilizar medicamentos, de criar as oportunidades reais”, disse ao exaltar que o estilo de debate promovido pelo evento visa discutir inovações, mas também encontrar caminhos para esses desafios, uma vez que os moderadores brasileiros (este ano dois a cada sessão) são referências mundiais e travam esse diálogo durante as apresentações.

Nesta quinta-feira, a programação também contou com speakers estrangeiros convidados reconhecidos na pesquisa e no tratamento dos linfomas. A sessão sobre Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) trouxe a Drª Carsten Utoft Niemann (Dinamarca) e o Dr. Paolo Ghia (Itália) para explanar e interagir com os participantes. Enquanto a sessão sobre Linfoma Folicular teve a presença do experiente speaker Dr. Massimo Federico (Itália), que também fortaleceu a ligação entre os pesquisadores italianos e brasileiros, por meio da iniciativa da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), e do Dr. Nathan Fowler (EUA).

Os speakers internacionais continuaram marcando presença na sessão sobre Linfomas de Células T Periféricas (LCTP). Estiveram presentes os Drs. Owen O’Connor e Salvia Jain (EUA). Para o Dr. Carlos S. Chiattone, chair do evento, isso significa que o BLC traz tudo aquilo que há de mais inovador e recente no ramo dos tratamentos e estudos sobre Linfomas, tornando o evento ainda mais importante para o campo da Hematologia.

Entre os Simpósios Corporativos, o linfoma de células do manto contou com a palestra dos Drs. John Pagel e Alexey Danilov (EUA) e Christiane Pott (Alemanha), que puderam responder ao vivo as perguntas dos ouvintes. Além desse, o simpósio com o tema Brentuximabe vedotina na primeira linha do Linfoma de Hodgkin promoveu o debate entre opiniões favoráveis e contrárias ao esse uso, mobilizando a plateia, modelo seguido pelo simpósio sobre tratamento de linfoproliferações B.

Nesta sexta-feira (31/03) e sábado (1º/04), a BLC2023 continua com uma programação voltada a estudantes, especialistas e pesquisadores interessados em atualizar os conhecimentos científicos sobre os linfomas.