Segundo dia do Hemo 2018 bate recorde de público

O Hemo alcançou o maior público de sua história na edição de 2018. Mais de 5.400 congressistas participam do terceiro maior evento da América Latina, que acontece no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Hoje, dia 1º, a ABHH promoveu os programas educacionais, Super Quinta, 18º Encontro de Enfermagem em Hematologia, Hemoterapia e TMO; 12º Simpósio de Gestão em Unidades de Hemoterapia, além da sessão plenária para apresentação dos trabalhos científicos premiados.

Os programas educacionais tiveram os seguintes temas: hemoterapia; hematologia pediátrica; hematologia laboratorial; anemias; hemostasia e trombose; onco-hematologia e citometria de fluxo. As aulas contaram com a participação do Dr. Donald Arnold, diretor da McMaster Centre for Transfusion Research e do Dr. Esteban Braggio, professor de hematologia do hospital universitário Vall d’Hebron de Barcelona, entre outros.

À tarde a ABHH, em parceria com as indústrias farmacêuticas, promoveu a Super Quinta, atividade que reúne especialistas renomados do Brasil e do mundo. Foram 13 apoiadores e 15 aulas sobre os principais tratamentos e drogas para hematologia e hemoterapia.

Sob coordenação do Dr. Denys Fujimoto, houve o encontro de ligas acadêmicas em hematologia e hemoterapia. Com apoio da ABHH, a reunião definiu o Projeto Brasil – Jornada de hematologia, hemoterapia e terapia celular, primeiro encontro nacional das ligas acadêmicas que será realizado durante o Hemo de 2019, no Rio de Janeiro. Os participantes também discutiram a situação das ligas em suas instituições de ensino e estipularam um trabalho conjunto para o desenvolvimento das entidades.

A ABHH atua no desenvolvimento das ligas acadêmicas a fim de difundir a especialidade. Atualmente são 18 entidades parceiras, sendo duas firmadas durante o encontro de hoje. A Associação oferece aos ligantes benefícios como anuidade gratuita, vídeo aulas, 10 inscrições cortesias para os cursos do Hemo.Educa e outras 10 inscrições para o Hemo, além de todas as vantagens oferecidas para associados.

Para finalizar o segundo dia do Hemo, foi realizada a cerimônia de abertura do congresso. A solenidade contou com a participação do presidente do evento, Prof. Dr. Eduardo Magalhães Rego, do presidente da ABHH, Prof. Dr. Dante Langhi Jr., do presidente do Hemo 2019, Prof. Dr. Ângelo Maiolino, do vice-presidente da AABB, Prof. Dr. Steve Sloan, do Prof. Dr. José Luiz Bonamigo Filho, de Flávio Vormittage, coordenador geral de sangue, tecido e outros órgãos, do Ministério da Saúde, e de Osnei Okumoto, secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde.

O Dr. Eduardo Magalhães Rego iniciou a sessão agradecendo a participação dos congressistas, palestrantes e a todos que transformaram o Hemo 2018 no maior da história. Já o presidente da ABHH, Dr. Dante Langhi Jr., fez um paralelo entre a história da ABHH e o momento vivido pelo país. Ele pediu união entre os profissionais da especialidade e que todos trabalhem em prol da hematologia e hemoterapia.

Para encerrar a solenidade foram realizadas as homenagens da noite. O Prof. Dr. Fernando Ferreira Costa recebeu a placa de reconhecimento e também foram feitas homenagens in memorian aos Profs. Drs. Celso Bianco Arraias, considerado uma das maiores expressões da hemoterapia mundial, falecido no dia 16 de agosto deste ano, e Luiz Gastão Mange Rosenfeld. Ambas as famílias receberam uma placa em reconhecimento aos trabalhos prestados pela hematologia e hemoterapia.