Terceiro dia do BLC é marcado por debate sobre acesso e tratamento

Nesta sexta-feira (31/03) aconteceu o terceiro dia de programação do Brazilian Lymphoma Conference (BLC2023), realizada de modo exclusivamente virtual. Em torno de 800 participantes, entre estudantes, especialistas, pesquisadores e speakers nacionais e do exterior debatem as atualizações sobre doenças linfoproliferativas, na área científica e na prática clínica.

O dia teve início com dois Simpósios Corporativos, um sobre Linfoma Difuso de Grandes Células B (LDGCB) e outro, sobre Terapia CAR-T Cell no tratamento do LDGCB. Na sequência, uma sessão sobre novas terapias em linfomas teve a palestra do Dr. Martin Hutchings (Dinamarca), com o qual os participantes puderam esclarecer dúvidas e ainda confessou querer estar no Brasil para aquele debate tão rico. Depois, uma sessão sobre Linfoma de Hodgkin reuniu diversos especialistas e pesquisadores, entre eles, o Dr. Craig Moscowitz (EUA).

Mais tarde, a sessão sobre acesso a novas terapias para doenças, mediada pelo presidente da ABHH, Dr. José Francisco Comenalli Marques Jr, contou também com falas provocativas e esclarecedoras do vice-presidente Angelo Maiolino.

Ele ressaltou sobre a importância de a ABHH “fortalecer e desenvolver ações nas áreas da Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, dentre elas, o pioneirismo no Comitê de Acesso de Medicamentos e tecnologias, que atua arduamente em diversas frentes para viabilizar que o medicamento chegue, de fato, até ao paciente.