V Encontro do Comitê de Hematologia e Hemoterapia Pediátrica finaliza com mais 570 participantes de 8 países

A quinta edição do Comitê de Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, trouxe para discussão temas de destaque como orientações de tratamento para a doença falciforme em relação ao AVC, uso de hidroxiureia, terapia transfusional e quelação de ferro, além de coagulopatias, leucemias na infância e o estado da arte na onco-hematologia pediátrica.

O primeiro dia do evento iniciou com a presença do presidente da ABHH, José Francisco Comenalli. Em seguida, a coordenadora do encontro, Dra. Sandra Regina Loggetto, explicou sobre as diretrizes brasileiras na prevenção e tratamento do AVC na anemia falciforme. As médicas Mônica Veríssimo e Isa Lara, apresentaram anemias hemolíticas raras. Para complementar, a especialista do Ministério da Saúde, Gilza Marques, expôs alguns dados sobre a incidência da doença falciforme no Brasil.

Já no segundo dia, as palestrantes Clarissa Dametto e Andrea Hoepers mediaram a sessão sobre as atualizações em trombose. Posteriormente, a pediatra Estela Azeka falou sobre o uso de anticoagulante e antiagregante plaquetário nas cardiopatias. Finalizando as atividades, a hematologista Maria Lúcia de Martino, articulou sobre o protocolo brasileiro de tratamento da LLA na infância.

A hematologista e pediatra Sandra Regina Loggetto agradeceu a participação de todos e destacou que “o encontro é motivado pela presença de todos, é gratificante ver a abrangência da nossa conferência que por meio da Abhh atinge o países além do Brasil. Procuramos trazer assuntos de alta importância na pediatria, como no início falando sobre a anemia falciforme e no encerramento da LLA focando no protocolo gbtli”.

O comitê reuniu dezoito profissionais de diversos países como: Canadá, Itália, México, Paraguai, Cuba e Estados Unidos e outros. O evento foi dividido em com quatro sessões científicas com quatorze temas, duas conferências, cinco lives de discussão com os principais experts e dois simpósios corporativos.